O que é a transformação digital e como tornar meu negócio digital

Como agregar valor ao seu negócio com produtos regionais?
setembro 14, 2020

O que é a transformação digital e como tornar meu negócio digital

Você já ouviu falar em transformação digital? Esse conceito moderno já é muito mais do que uma simples ideia para o futuro: já faz parte da nossa realidade. E os negócios que estão melhores adaptados às mudanças de comportamento e comunicação da sociedade, naturalmente, saem na frente da concorrência. É fundamental que as empresas modernas, seja de qual for o setor, estejam preparadas para usar a tecnologia como aliada, a fim de otimizar tempo e processos, além de proporcionar maior qualidade de atendimento ao cliente. – Quer saber mais sobre o assunto? Confira o conteúdo completo.


Saiba o que é presença e transformação digital

Em se tratando de negócios, a presença digital é bem aplicada, quando as empresas trabalham com redes sociais, websites, email marketing e maneiras de suporte e comunicação pela internet. É essencial que todo o negócio tenha pelo menos um planejamento básico de ações nesse quesito, afinal, como diz o ditado popular, quem não é visto não é lembrado. Hoje a presença digital já é uma das principais maneiras de adquirir novos clientes, independente do setor de mercado.

A transformação digital, então, é a evolução do primeiro termo. Trata-se de ter a estrutura de um negócio completamente adaptada para os meios digital. Muitas vezes todo o formato de um negócio já é concebido pensado exclusivamente para o formato digital. São exemplos: Netflix (streaming de filmes/séries), Amazon (varejo pela internet) e Uber (transporte urbano).


O que esperar do futuro dos negócios com a digitalização?

A transformação digital já está acontecendo. Não vai levar muito tempo para que a presença digital deixe de ser um atrativo opcional para se tornar um dos pilares de qualquer negócio. Em um mundo cada vez mais conectado, o posicionamento de um negócio nos meios digitais, além de facilitar e agilizar o trabalho, torna-se essencial para o contato e conforto do cliente.


Como implementar a transformação digital no meu negócio?

Implementar os conceitos de transformação digital no seu negócio é um trabalho que exige estudo e dedicação. No entanto, pode ser mais simples do que parece, já que o principal intuito é justamente otimizar o tempo e eficácia, tanto de quem trabalha, quanto de quem contrata.

Podemos dividir a implementação da transformação digital em dois passos: digitação e digitalização. O resultado das duas aplicações, em aspecto globalizado, tem como resultado a transformação digital: um mundo onde as ferramentas digitais são essenciais na vida cotidiana. Mas, agora vamos conhecer os dois passos:

1 – Digitação: nada mais é do que a conversão do analógico para o digital. Documentos, contatos, tabela de despesas ou lucros, imagens e materiais de publicidade… Tudo isso deixa de ser físico para se tornar dados na nuvem. Assim, além de maior facilidade de gerenciamento, possibilita acesso de qualquer lugar, a qualquer hora.

2 – Digitalização: é a utilização da digitação de maneira avançada. Aqui, além de já ter o primeiro passo bem aplicado, a empresa utiliza dos meios digitais para vender seu produto ou serviço, prestar suporte ao cliente e demais funcionalidades como consultas e orçamentos e até a própria operação do serviço, em caso de empresas com operação totalmente digital.

Se a sua empresa ou negócio já está de acordo com esses dois passos, você já está preparado para o movimento que já está acontecendo: a transformação digital. As empresas preparadas para a era digital estão ganhando cada vez mais evidência, enquanto quem não se adapta às novas formas de comunicação e negócio ficam para trás. Seja parte dessa transformação.



A Semana de Negócios e Hospitalidade da Costa Verde & Mar é um evento que, não só segue essa nova tendência, como engloba todos os aspectos do conteúdo que você acabou de ler. Afinal, se vamos falar de transformação digital, por que não aplicar um método que segue essa metodologia?

Entre 14 e 18 de setembro, você, empreendedor do setor de turismo e hotelaria na região da Costa Verde & Mar, no litoral de Santa Catarina, tem a oportunidade de participar de uma das maiores experiências profissionais do setor. Rodadas e sessões de negócios exclusivas. A oportunidade perfeita para adquirir novos conhecimentos e dar um up na sua lista de contatos e parceiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *