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Parcerias que dão certo

Por Tamara Legarrea, consultora empresarial – 08/04/2019

No mundo dos negócios, os pequenos empreendedores precisam ser cada vez mais multitarefas ou cercar-se de profissionais competentes nas diversas áreas. Nem sempre é possível ter uma equipe para suprir todas as necessidades impostas pelo mercado. Uma ótima alternativa são as parcerias comerciais.

Cenário favorável às parcerias entre empresas, destaca-se no âmbito dos negócios digitais. Para os profissionais de marketing e comunicação, surge como uma oportunidade de mercado e para as empresas segmentadas, uma estratégia que pode impactar tanto no faturamento (vendas) quando no seu posicionamento (comunicação).

Nosso caso de hoje relata a parceria de sucesso de uma agência de marketing com um meio de hospedagem. Podemos tirar várias inspirações dessa história, de como apostar no seu sonho vale a pena, até a importância da gestão empreendedora para o sucesso.

A Agência

Tudo começou com o jovem empreendedor Patrick Klabunde, 26 anos, que atualmente é o proprietário da UP3 Marketing Digital, empresa cujo foco é a produção de conteúdo e gerenciamento de redes sociais. Antes de colocar seu sonho em pratica, Patrick era servidor público municipal e atuava no departamento de marketing e eventos. Como todo empreendedor, estava atento às oportunidades do mercado, foi quando em 2017 vislumbrou a possibilidade empreender pelas redes sociais e decidiu apostar em si, e abrir o seu próprio negócio.

Em junho de 2017 a UP3 iniciou suas atividades, quando conseguiu o primeiro cliente e no final do mesmo mês, já contava com mais dois contratos assinados. No sexto mês de atividade, Patrick teve que tomar a decisão de dedicar-se totalmente ao seu empreendimento e pediu demissão do seu emprego. Hoje, 2 anos depois, a UP3, que iniciou sendo uma empresa MEI – Microempreendedor Individual, conquistou uma carteira fixa de clientes e emprega 3(três) colaboradores.

O Hotel
O Hotel Morro do Sol está localizado na pequena cidade de Porto Belo/SC, atualmente conta com 59 acomodações. De localização privilegiada, da cidade, integra em seu espaço, natureza, tranquilidade, conforto e lazer. De lá do hotel, é possível ter uma visão panorâmica de toda baía de Porto Belo. Empreendimento também possui salão para eventos com capacidade para 150 pessoas, espaço com churrasqueira, restaurante, três piscinas, quadras poliesportivas, sala de jogos e atendimento profissional.

Nossa persona aqui é Lucilene Lima, 46 anos, Gerente do Hotel Morro do Sol, que recebeu a importante missão e o desafio de reestruturar todo o serviço do hotel. Com experiência em gestão de negócios, desenhou uma estratégia para melhorar os serviços do hotel, e aumentar a taxa de ocupação do hotel.
Para conseguir alcançar os seus objetivos, a gerente liderou um processo intenso reestruturação organizacional. Com as técnicas de gestão, muito esforço, dedicação e total comprometimento da equipe, hoje o empreendimento colhe os bons frutos, tendo como resultado, nos últimos 6(seis) meses, a média de ocupação em 90%.

Contato:
As nossas duas personas, Patrick e Lucilene, se conheceram em uma reunião em agosto de 2017. Ele, no anseio de captar novos clientes para que sua pequena empresa desse certo. Ela, reinventando as estratégias para promover e divulgar o hotel que iniciava uma fase nova. Foi só questão de dias e dava início uma parceria.

Desafios

Inserir o hotel no meio digital;
Alavancar a competitividade do hotel virtualmente;
Aumentar o número de reservas;
Movimentar o hotel na baixa temporada.

Desenvolvimento
• Definição da Persona e planejamento das ações de marketing;
• Criação de conteúdo diversificado e direcionado à persona;
• Reestruturação da fanpage no Facebook, criação do perfil no Instagram, atualização de fotos e informações no perfil do TripAdvisor;
• Criação de anúncios no Facebook e GoogleAds,
• impulsionamento das publicações;
• Realização de e-mail marketing mensal.

Resultados

Aplicadas estratégias de marketing no empreendimento, proposta pela UP3, em menos de um ano o hotel triplicou seu número de reservas, consolidou sua imagem nas redes sociais e melhorou seu relacionamento com o cliente. Após um ano a parceria evoluiu, foram traçados novos desafios como a captação de eventos, a reestruturação da imagem do restaurante e a maximização do número de reservas, como citado no início do texto, nos últimos 6 meses o hotel trabalhou em média com 90% da sua capacidade máxima e tem como pretensão manter o mesmo percentual na temporada de inverno.

Depoimento dos atores envolvidos:

Para o empreendedor Patrick Klabunde além de uma gestão eficiente, as redes sociais e o marketing de conteúdo são primordiais para o sucesso de um negócio. “A alegria da nossa equipe é poder ajudar empreendedores assim como nós a realizar sonhos, conquistar a cada dia novas métricas e listar novos desafios que no início pareciam impossíveis. Nossa parceria com o hotel é um dos nossos maiores cases de sucesso e pretendemos cada vez mais contribuir para o sucesso desse empreendimento”.

A gestora Lucilene Lima, que com êxito está vencendo os desafios do mercado hoteleiro afirma, “Sei que posso contar com pessoas competentes na minha equipe e a parceria da UP3, que foi fundamental nessa reestruturação, definindo novos conceitos e objetivos e encaminhar os projetos que nos levarão a alcançar o tão sonhado sucesso.”

UP3 Marketing Digital
Site: up3marketingdigital.com.br
E-mail: [email protected]
Contato: (47) 9.99315914

Morro do Sol
Site: morrodosol.com.br
E-mail: [email protected]
Contato: (47) 3369-4566

Eu sou Tamara Legarrea, empreendedora, articuladora e consultora de negócios e projetos. Sou apaixonada por empreendedorismo e adoro compartilhar historias inspiradoras e quero ajudar você criar a sua.

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2 Comentários

  1. BrianVoibe disse:

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  2. JamesKiche disse:

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